História

A história de Ponte Preta iniciou aproximadamente em 1910, tendo como nome Lageado Grande. Passado os anos, viu-se necessidadede ligar Lageado Grande a outras localidades: Souto Neto,Linha7, entre outras,pela construção de uma Ponte sobre o Rio Jupirangava. A ponte foi construída com o apoio de todas as pessoas da comunidade. Em pouco tempo a obra foi concluída,sendo feita com uma suspensão aérea, totalmente de madeira.Para dar conservação, foi pintada com um líquido preto, conhecido naquela época como alcatrão, hoje, como piche, dando origem ao nome Ponte Preta, embora o nome oficial fosse Ponte 03 de outubro.Os primeiros moradores vindos de Guaporé, Bento Gonçalves, Encantado, Boa Vista e outrascidades. Chegaram aqui aproximadamente em 1910 encontrando neste local, mata fechada,sendo a maioria das espécies Araucária, Cedro Angico, e outras árvores nativas. Também se carecteriza pela sua condição de colônia onde predominam descendentes de italianos e em menor porpoção alemães e poloneses. A emancipação ocorreu em 20 de março de 1992, pela Lei nº 9.537/92, assinada pelo governador Alceu Collares. A primeira administração no período de 1993/1996 teve como Prefeito o Sr.Júlio Capeletto, vice-prefeito Vitorino Brum. Em 1997/200, o Prefeito eleito foi o Sr Nelson R. Argenta, o qual foi recondunzido para o período de 2001/2004 tendo como vice-prefeito Olmir Dal Bianco. Após foi eleito o Sr. Luís Carlos Parise para administrar o Município entre os anos de 2005/2008, sendo seu vice-prefeito Nelcir Oldra. Parise foi reeleito em outubro de 2008 para permanecer a frente do Executivo Municipal por mais quatro anos 2009/2012, tendo como vice-prefeito Ademir Márcio Sakrezenski. O atual prefeito foi eleito nas eleições do ano 2012, é o Sr. Ademir Márcio Sakrezenski, tendo como vice-prefeito o Sr. Eurelice A.Betiato.

A 1°Legislatura de 1993/1996 teve os seguintes vereadores:Ademir J Balbinot, Aldoir sakrczenski, Ervinio Bartinik, Ewaldo Petter, Geraldo Kellm, Hilário Bieniek, Leonir A. Nogara, Nelson R. Argenta e Nelcir Oldra; na 2°Legislatura de 1997/2000 os vereadores foram os seguintes:Clademir Sakrezenski, Angelino Nogara, Jandir Martinelli, Eurelice A. Betiato, Alvadi Greselli, Amélio Zicatto, Everaldo Tomazelli, Leonir Sakrezenski e Deoclécio Brum. Na 3° Legislatura de 2001/2004, teve os seguintes vereadores: Aldo Rodhe, Clademir Busnello, Eurelice A. Betiato, Amélio Zicatto, Leonir Sakrezenski, Angelino Nogara, Itamar Balbinot, Elsio C .Valduga e Jandir Martinelli. Na 4°Legislatura de 2005/2008, teve os seguintes vereadores; Ademir Cechet, Ademir Sakrezenski, Amélio Zicatto, Clademir Sakrezenski, Jaime C. Bieniek, Laércio Brum, Jaime L. Nogara, Eurelice A. Betiato e Valmir Nogara. Há 5° Legislatura de 2009/2012 os seguintes vereadores Adair Nazzari, Cleomar Santa Catarina, Deoclécio Brum, Elsio C. valduga, Jaime L. Nogara, Sérgio Lazzarotto, Diego M. Vicentini, Clademir Sakrezenski,e Ademir J.Balbinot,e a atual Legislatira é composta pelos vereadores: Elsio C. Valduga, Cristiano E. Sommer, Clademir Sakrezenski, Rodrigo J. Brum, Claudir M.Tomazelli, Jônia Celli, Jane S. Dalla Costa, Nelcir Oldra e Claudio Menegola. Exerce a Presidencia da Mesa o Vereador Claudir Maximino Tomazelli. Legislação 2017/2020, Rodrigo J. Brum, Elsio C. Valduga, Fabio J. de Oliveiro, Nelcir Oldra, Jandir Martinelli, Elio Gadenz, Alceu Carus, Enio J. Celi, Juliano A. Sakrezenski. Exerce a Presidencia da Camara o Vereador Elsio  C. Valduga.
  • De Segunda à Sexta-feira:
  • Manhâ: das 7:45 às 11:45 horas.